quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO entre os melhores do Brasil

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), de acordo com o Ministério da Educação (MEC), está entre os melhores do Brasil. O curso obteve nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos superiores calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

“Recebemos a notícia com muita satisfação, esse resultado é fruto do trabalho competente da coordenação do curso, da direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e da equipe de professores. Esse grupo foi capaz de construir e operar um currículo motivador para a formação dos engenheiros”, destacou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO.


Para a professora Vivian Telles Paim, coordenadora do curso, o compromisso é formar profissionais voltados para harmonizar o crescimento econômico e social  com o desenvolvimento sustentável. “Esta avaliação é fruto do excelente trabalho do altamente qualificado corpo docente do curso, e também do empenho do corpo discente, ambos inseridos nas questões ambientais do município e da região; da infraestrutura disponibilizada pelo UNIFESO, como laboratórios e softwares para a formação de excelência  do aluno, e ainda da realização de atividades de  pesquisa e extensão”.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, além das questões técnicas voltadas à preservação da flora, da fauna e dos recursos hídricos, tem uma abordagem que enfatiza as energias renováveis. Formar profissionais de elevada empregabilidade, com uma visão crítica de como a tecnologia pode estar associada a um desenvolvimento sócio-econômico consistente e sustentável em todos os aspectos.

Mercado de trabalho em alta

O aumento da consciência social para o desenvolvimento sustentável e da intervenção governamental por meio de normas legais com o intuito de evitar, minimizar ou corrigir danos ao meio ambiente fizeram com que as empresas realizassem investimentos em projetos ambientais, ocasionando assim um crescimento na demanda por profissionais qualificados tanto no setor privado quanto no público.

As questões ambientais atuais amplamente discutidas na mídia, como a crise hídrica, as energias renováveis e os resíduos sólidos são áreas de atuação direta do engenheiro ambiental e sanitário, como ainda a elaboração e implantaçã de projetos de saneamento básico (resíduos  sólidos, abastecimento de água, drenagem urbana e esgotamento sanitário). A média salarial do engenheiro ambiental e sanitário em início de carreira é de R$ 6.000,00.

As inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO estão abertas. Informe-se:
Vestibular e acesso pelo ENEM: (21) 2641-7006 ou <vestibular@unifeso.edu.br>
PRO-ENSINO E FIES: (21) 2641-7118 ou <beneficios@unifeso.edu.br>
PROUNI:  (21) 2641-7144 ou <gsecd.prouni@feso.edu.br>
Todos os editais e outras informações estão disponíveis em


*Legenda foto: Professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO