segunda-feira, 25 de maio de 2015

Direito: avaliação do MEC põe o curso do UNIFESO entre os melhores do país

Uma das graduações mais procuradas por estudantes de Teresópolis e região, o curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu do Ministério da Educação (MEC) um excelente conceito no mais recente processo de renovação de reconhecimento. De 3 a 6 de maio uma comissão do MEC esteve nos campi da Instituição para fazer a avaliação in loco e atribuiu nota 4, considerada muito boa em uma escala que vai de 1 a 5, e que coloca o curso entre os melhores do país.

Essa avaliação é conduzida em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e produz indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior para a sociedade. “A comissão que aqui compareceu foi composta por duas professoras de alto nível técnico e conhecimento na área de formação em Direito. Elas fizeram  uma avaliação minuciosa no que diz respeito à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e à nossa infraestrutura, além de reunir-se com estudantes, professores e dirigentes”, explicou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico.

Diversos quesitos obtiveram a nota mais alta (5) e a soma do total gerou a média de 4.3, sendo esta arredondada para a nota final 4. “Esta notícia deve ser comemorada não apenas pela comunidade acadêmica do UNIFESO mas pela Região Serrana, que tem um dos melhores cursos de Direito do estado do Rio de Janeiro. Considerando que o curso tem apenas 15 anos, é muito significativa a obtenção deste conceito, sendo que obtivemos nota máxima  em diversos quesitos e, a partir de agora, nosso objetivo será alcançar o 5”, adiantou o professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador, confiante de que o curso está no caminho certo.

Na dimensão que avalia o corpo docente, todos os critérios que dizem respeito ao coordenador e ao regime de trabalho dos professores conquistaram a nota mais alta. Na infraestrutura o destaque foi para as salas de aula e o acesso à informática, bibliografia e periódicos; além do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), supervisionado pela professora Lygia Pombo, que foi elogiado por sua responsabilidade social, e além disso “está sedimentado e tem importância substancial perante a comunidade carente de acesso à Justiça”, de acordo com o relatório das avaliadoras no documento destinado ao MEC. Em seu parecer as especialistas também fizeram uma boa avaliação do projeto pedagógico, citaram os elogios dispensados pelos estudantes do curso em relação à qualidade do corpo docente e a facilidade de acesso à coordenação, destacando ainda a satisfação dos professores em relação aos incentivos à participação em eventos e às atividades de pesquisa.

“A nota é o reflexo do trabalho árduo desenvolvido, e demonstra o carinho e a seriedade da comunidade acadêmica envolvida no processo de obtenção da excelência no ensino jurídico do UNIFESO. Este resultado é fruto de diversos fatores: a dedicação de nosso corpo docente, o empenho de nosso corpo técnico-administrativo e o comprometimento de nossos estudantes. Além disso, é importante ressaltar o investimento determinado pelos gestores da Instituição no aprimoramento contínuo do curso de Direito, que nos proporciona também uma excelente estrutura física. As atividades de pesquisa, monitoria e extensão, bem como a publicação de nosso periódico com os demais cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), também são consideradas um diferencial que promove a excelência de nossos alunos”, completou o professor Leonardo.

O estudante Victor Lucena, presidente do centro acadêmico de Direito, diz que “temos aqui incentivo à pesquisa e isso é um diferencial muito bom para o aluno. Tem tudo para ser classificado como um curso de altíssima qualidade, pois há um grande engajamento dos professores para fazer com que os alunos realmente aprendam. São poucas as faculdades privadas no estado que têm esse conceito, o que ao nosso ver alça o curso a um padrão de referência nacional”.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, enfatiza que os esforços devem ser reconhecidos porque “temos um curso de qualidade comprovada na região, que representa excelência para a comunidade”. Ela ainda aponta a maior credibilidade do critério de avaliação in loco, em comparação à avaliação feita através na nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se baseiam puramente em critérios matemáticos. “A visita da comissão torna a avaliação mais fidedigna, já que se tem a oportunidade de conversar  com estudantes e professores  e conferir de perto o processo de ensino-aprendizagem, as instalações e a relevância do curso para a comunidade”, concluiu a Reitora.