segunda-feira, 13 de abril de 2015

40 anos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis

Cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO comemoram 40 anos

A criação em 1975 dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), resultou do constante envolvimento da FESO com as demandas da região, cujo desenvolvimento socioeconômico e cultural indicava a necessidade de expansão da oferta de cursos superiores. O de Medicina, funcionando desde 1970, embora prestasse serviços à comunidade na área de saúde, atendia a uma clientela de alunos oriundos principalmente de diversos estados do Brasil, não oferecendo à população da região as demais qualificações profissionais que o mercado exigia.

Justificando a necessidade da implantação desses cursos, o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO, relembra que “a FESO iniciou pelo curso de Medicina, que atende a uma demanda nacional, mas dentro da sua missão e de seus objetivos ela se preocupava com a necessidade de promover também o desenvolvimento local e regional. Foi nesse contexto que surgiram estes novos cursos na área das ciências humanas e sociais”. Com essa finalidade, para buscar uma interação maior com a comunidade a FESO implantou a então Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACCE). Os cursos foram concebidos para atender a uma demanda da sociedade, já que o aumento do número de empresas na região requeria profissionais mais qualificados, que pudessem agir como gestores e consultores, capazes de fomentar o desenvolvimento econômico local e regional”.

Esse comprometimento com a região, expresso na missão da FESO de “promover a educação, a ciência e a cultura, constituindo-se num pólo de desenvolvimento regional de modo a contribuir para a construção de uma sociedade justa, solidária e ética”, tem sido respeitado ao longo das diferentes fases de transformação por que tem passado a instituição. “Ao longo desses quarenta nos formamos muitos profissionais que tiveram a oportunidade de fazer um curso superior graças à existência da FESO. A grande maioria deles está inserida no mercado de trabalho, entre eles empresários de muito sucesso, inclusive em nível nacional. A relevância desses cursos foi a qualificação da mão de obra em Teresópolis e região nessas áreas, e ainda a elevação do nível cultural da nossa cidade, pois não é só a formação técnica que faz com que a sociedade avance, mas uma formação mais ampla, para o exercício da cidadania, uma característica de todos os cursos do UNIFESO, e em particular os de Administração de Ciências Contábeis pela forte inserção que têm na sociedade teresopolitana. Além dos egressos dos nossos cursos há ainda o papel relevante dos professores atuais e dos que já passaram por aqui porque promovem ações e projetos pedagógicos que são capazes de aproximar Instituição da sociedade”, observa ainda o Pró-Reitor.

Casos de sucesso 
Entre inúmeros casos de ex-alunos que alcançaram posições de destaque no mercado local e regional está o empresário Sandro Parisi, Diretor de Operações da Alterdata - empresa onde começou sua trajetória em 1990, quando cursava o último semestre do curso de Administração. Ele foi o segundo funcionário a ser contratado na empresa, que hoje conta 79 escritórios no Brasil entre filiais e representações e mais de 1200 colaboradores diretos e indiretos para atender aproximadamente 26 mil clientes ativos. A necessidade de organizar a área administrativa da empresa despertou o interesse dele assim que entrou, começando imediatamente a organizar questões como fluxo de caixa, cobrança, controles administrativos, entre outras. Cerca de dois anos depois ele se tornou responsável pelo setor administrativo, passando depois pelo de suporte até ser promovido para a sua atual função, na qual exerce atividades para o desenvolvimento de vários setores. “Juntamente com os proprietários e diretores Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa atuo na gestão de toda a empresa criando estratégias, planejamento, métodos e processos de funcionamento com a equipe de gerência. Possuo ainda, com minha esposa Silvana Parisi, que também se formou em Administração pelo UNIFESO, três representações da Alterdata: em Nova Friburgo, Divinópolis e São Gonçalo”, revela o empresário.

Ele conta que inicialmente queria cursar Economia, mas não tinha recursos para estudar no Rio de Janeiro, e então buscou sua segunda opção e a mais viável, o curso de Administração oferecido pelo UNIFESO. “No primeiro período surpreendi-me positivamente com o que comecei a aprender e com o curso em si, e já no segundo período entendi que de fato o que eu queria para minha vida era o curso de Administração e não o de Economia. O fato de gostar também do que estava estudando e trabalhar na área ajudou muito a compreender melhor e explorar ao máximo o curso. Concluí também que não podemos esperar que um curso nos ensine tudo, nós também devemos fazer nossa parte fora dele, lendo, buscando, conversando e se interessando, participando de eventos, estudando”, aconselha Sandro, que busca compartilhar suas experiências através de eventos para os quais é convidado a ministrar palestras e cursos, disseminado seu vasto conhecimento iniciado no UNIFESO e contribuindo para a formação de profissionais e futuros profissionais de todo país.

Já no curso de Ciências Contábeis um dos destaques é o ex-aluno Anderson da Silva Pinto, formado em 1998. Ele é Gerente de Projetos Sênior na empresa Plusoft, onde é responsável pelo gerenciamento dos projetos de implantação e desenvolvimento de customizações dos sistemas de Customer Relationship Management (CRM), automação de forças de vendas, campanha, chat e workflow de acordo com as práticas do Project Management Institute (PMI ); pelo levantamento dos requisitos e pela modelagem de negócio e de dados. Entretanto, conta com um currículo invejável atendendo e já tendo atendido clientes como Apex-Brasil, Brazil Pharma, ABES, Heinken, UOL, Terra, Danone, Atento, Habib´s, Banco Bonsucesso, Leroy Merlin, Sandoz, Wyeth, Prudential, Dow-Agro, Gol, Linhas Áreas, Casas Bahia e International Paper; sendo ainda professor do MBA em Gestão de Projetos de acordo com as práticas do PMI na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

No UNIFESO, aos 25 anos de idade e com apenas três de graduado, ele também deu a sua contribuição como docente. “Lecionar no UNIFESO foi uma experiência única e muita desafiadora. Na primeira turma os alunos eram na grande maioria mais velhos do que eu, mas com muita dedicação, estudos e apoio da Instituição consegui dar o meu melhor e ficar até 2006, quando tive que mudar para São Paulo por transferência no trabalho”, conta Anderson. Para ele, fazer parte dessa história “me faz muito feliz, pois fui aluno e em seguida professor, e nesse período pude fazer muitas amizades e ajudar no crescimento profissional e pessoal de muitos alunos. O UNIFESO representa a base, foi onde tudo começou e onde dei os meus primeiros passos na área acadêmica, e tem uma grande influência na minha forma de pensar, agir e trabalhar”, avalia Anderson.

“Atualmente, os cursos de Administração e Ciências Contábeis integram o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), juntamente com os cursos de Direito e Pedagogia, cujas áreas de conhecimentos afins permitiram uma organização semelhante e facilita a prática da interdisciplinaridade preconizada na missão institucional. Nosso projeto pedagógico está em permanente atualização, garantindo que as transformações nos cenários regional, nacional e mundial sejam trazidas para o curso, pois só assim manterá sua qualidade de ensino”, explica o coordenador do curso professor Jucimar André Secchin, ele próprio ex-aluno de Administração do UNIFESO. O coordenador adianta ainda que “está sendo preparada uma agenda de eventos comemorativos ao longo de todo o ano, que em breve será divulgada”.




Legenda:
Foto Jogos Empresariais (2)
Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO: cursos comemoram 40 anos

Foto Sandro Parisi, Diretor de Operações da Alterdata
Entre inúmeros casos de ex-alunos do UNIFESO que alcançaram posições de destaque no mercado está o empresário Sandro Parisi, Diretor de Operações da Alterdata