terça-feira, 1 de setembro de 2015

UNIFESO realiza ação de controle de parasitas de cães e gatos
A fila na Clínica-Escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no Campus Quinta do Paraíso (Prata) começou cedo no dia 24 de agosto para a ação de controle de ecto e endoparasitas de cães e gatos. Antes do horário marcado para o início das atividades, às 8h, a população consciente da importância de tratar da saúde de seus animais já aguardava em grande número. “É importante manter os animais saudáveis porque eles mantém muito contato com as crianças e com adultos, e sabemos que podem transmitir doenças para humanos quando não são tratados”, alertou a estudante de Ciências Biológicas Renata de Ribeiro, que levou o seu cão.
A iniciativa partiu do Diretório Acadêmico Newton Cruz, do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, associado à educação em saúde da comunidade para o controle de zoonoses, através da Clínica-Escola de Medicina Veterinária. De acordo com a professora Priscila Tucunduva, coordenadora da clínica, o movimento superou as expectativas, totalizando 333 animais atendidos, sendo 85 gatos e 248 cachorros. “As principais atividades do evento foram a vermifugação e a aplicação de frontline (medicação que controla pulgas e carrapatos). O evento teve como objetivo oportunizar aos estudantes praticar a anamnese, dialogar com o proprietário dos animais, exercitar habilidades com cães e gatos como contenção, dar comprimidos, trabalhar em equipe e se organizarem como grupo. Teve também o objetivo de instruir os proprietários de animais de estimação sobre a importância de vermifugar e controlar os parasitas, além de alertar sobre as doenças que são zoonoses (que passam do homem para o animais e vice-versa)”, contou a coordenadora Priscila.


Para o tratamento dos animais, o evento contou com o apoio de grandes marcas de produtos veterinários e seus representantes, como o médico veterinário Flavio Vidal de Souza, consultor de vendas da TecNew , que participou da ação levando o Frontline, que é um produto contra pulgas e carrapatos e o vermífugo Vetmax Plux. “Os estudantes se mobilizaram e organizaram muito bem esta ação, e assim que cheguei fiquei surpreso com a grande procura por parte da população”, comentou Flavio. Outra representante, a médica veterinária Janaína Costa, coordenadora do laboratório Vetnew, contou que “a intenção da parceria foi proporcionar uma saúde animal melhor, oferecendo informação de qualidade”.
Participaram do evento os estudantes do sétimo período, que estão no estágio supervisionado, e os estudantes do oitavo período, que estavam passando informações sobre saúde pública; supervisionados pelas professoras Denise Bobany e Cecília Riscado Pombo. “Trabalhamos com medicamentos que podem ser utilizados tanto em filhotes como em animais idosos”, destacou o estudante Guilherme Maiorga, Presidente da Liga de Pequenos Animais.

Legenda:
Foto Ação Veterinária ectoparazitas (3) ou Ação Veterinária ectoparazitas (14) ou Ação Veterinária ectoparazitas (18)
Ação de controle de ecto e endoparasitas de cães e gatos do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO teve grande procura

Nenhum comentário:

Postar um comentário