quinta-feira, 11 de setembro de 2014

II Workshop - Empreendedorismo na Serra

UNIFESO promoveu II Workshop - Empreendedorismo na Serra

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizaram nos dias 2 e 3 de setembro o II Workshop Empreendedorismo na Serra, com a presença de profissionais renomados que compartilharam suas histórias de sucesso pessoal e profissional e novidades do mercado de trabalho com as centenas de estudantes que lotaram o Auditório Omar Magalhães, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza. O evento contou com o apoio das empresas Arbor Brasil, Alterdata Software e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

“Este evento é uma oportunidade de conhecimento e reflexão sobre as potencialidades de nossa cidade e da região. É esse diálogo cada vez mais frutífero entre academia e empresa que assegura aos empreendimentos a mão-de-obra qualificada de que precisam e a criação de emprego e renda de que nossa sociedade tanto demanda para a realização de suas aspirações”, avaliou o professor Jucimar Sechhin, coordenador dos cursos, que abriu o evento ao lado do professor Alexandre José Cadilhe, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. O professor Alexandre Cadilhe revelou que “sempre atribui aos estudantes e futuros administradores a responsabilidade de pensar, numa perspectiva empreendedora, em ações para nossa cidade que possam ser desenvolvidas e apresentá-las visando melhorias”.

Eduardo Becker
Entre os convidados estava o administrador Eduardo Becker, diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais, que falou sobre o tema “Empreendendo na sua carreira na era digital”. Ele contou um pouco de sua história, da realidade do cenário das mídias digitais em geral e expôs sua visão em relação à atuação do jovem que está entrando no mercado de trabalho e o que as empresas esperam. “Eu estava me preparando para ser piloto de avião quando a empresa onde eu queria trabalhar passou a exigir faculdade, então tive que prestar vestibular. Foi quando voltei a Teresópolis, cidade onde nasci, para estudar, e optei por Administração por acreditar que teria assim um leque maior de oportunidades”, revelou Eduardo, que possui MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e mais de dez anos de experiência no mercado publicitário. O relato chamou a atenção da estudante de Administração Carla
Bacher da Cruz. “Ele nos deu várias dicas e conceitos sobre nossa carreira e como planejá-la, sua explicação foi clara e objetiva levando-nos à reflexão acerca do que esperamos de nós mesmos daqui por diante”, elogiou.

Outro egresso de sucesso presente no evento foi o contador Alexandre Fernandes de Marins, que hoje tem um escritório de contabilidade em Teresópolis que presta serviço para cerca de cem empresas. Sua formação e carreira profissional sempre estiveram ligadas ao UNIFESO: ele se graduou em Ciências
Alexandre Marins
Contábeis, foi professor durante 14 anos e foi coordenador de curso, e hoje é membro dos conselhos Deliberativo e Curador da FESO. Ele abordou o tema “Empreendendo na área contábil” e compartilhou a visão que tem acerca do futuro da profissão, alertando que a contabilidade passa por uma fase de transição em todas as áreas. “A contabilidade sempre foi vista como um cumpridor de tarefas para a administração pública em geral. Estamos em uma fase de adaptação, com as novas ferramentas de informática utilizadas pelas empresas. Agora temos que  adequar tudo o que tínhamos para o que se está exigindo pelos órgãos públicos”, observou.

O evento contou também com o depoimento do ex-aluno do curso de Administração Felipe Boletta, atual Gerente de Recursos Humanos da Alterdata. Ele veio ao encontro falar de um dos novos serviços da empresa, a Universidade Corporativa Alterdata, que oferece formação com foco no ambiente de negócios, desenvolvendo o aprimoramento das competências essenciais ao mundo profissional. “A Alterdata sempre se especializou em treinar clientes e funcionários e agora estamos abrindo este espaço para treinar toda a comunidade de Teresópolis. A ideia partiu da necessidade de formar a mão de obra”, contou Felipe.

Entre as empresas parceiras do evento, o CIEE aproveitou para “expor as oportunidades que temos na região e mostrar que os acadêmicos podem contar com o CIEE e que há diversas possibilidades”, garantiu Guilherme Gonçalves, consultor do CIEE de Teresópolis. O encontro contou ainda com as apresentações da Empresa Júnior Fácil Consultoria e do “Índice de Preços ao Consumidor de Teresópolis (IPC-FESO)”, pela professora Roberta  Montello Amaral; com as palestras “Planejamento financeiro, investimentos inteligentes, o papel dos bancos e o papel dos Financial Advisors”, ministrada pelo administrador Izaac Solly Diwan e  “Noções da Dinâmica da Bolsa de  Valores”, com o professor Oscar Lewandowski, e debates.