quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fabiano Rodrigues

Enfermeiro formado pelo UNIFESO homenageado entre melhores gestores municipais de Saúde

Natural de Teresópolis e formado em 2004 pelo curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Fabiano Rodrigues, Secretário de Saúde do município de Medeiros Neto (BA) está entre os melhores gestores municipais de saúde pública, sendo vencedor do “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública Municipal”. Ele recebeu da Premium Brasil Congressos Nacionais o reconhecimento pela liderança à frente da secretaria e pelas realizações conquistadas, além de convite para a 9ª Edição do Congresso Brasileiro de Secretários da Saúde Municipal – evento de 27 a 30 de abril em Foz do Iguaçu (PR) – quando irá receber o troféu “Qualidade e Excelência na Saúde Pública 2013”.


“Fiquei muito honrado quando soube da notícia desta premiação. Tudo começou na Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) onde tive a oportunidade de exercer por dois anos a presidência do Diretório Acadêmico de Enfermagem, participei diretamente como um dos idealizadores do projeto ‘Mãos Unidas Para Salvar Vidas’ – premiado e muito comentado na época. Hoje brindo esta conquista com toda a equipe de Saúde, e através deste prêmio podemos demonstrar a seriedade do nosso trabalho em Medeiros Neto”, comemorou Fabiano.

Toda a sua dedicação na graduação refletiu logo em boas oportunidades de atuação em sua área. Assim que se formou ele recebeu convite para trabalhar na cidade de Nova Viçosa, no extremo Sul da Bahia, “onde fiquei por sete anos como enfermeiro do Programa Saúde da Família, na coordenação do departamento de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador. Ainda em Nova Viçosa implantei o “Projeto Digna Idade” e o “Projeto Semeando Vidas”, o primeiro direcionado à terceira idade e o outro à recuperação de dependentes químicos. Lá também participei como presidente do Conselho Municipal de Saúde. Em 2005 e 2006 fui docente das disciplinas Políticas de Saúde e Tanatologia da Faculdade Teixeira de Freitas (FACTEF), uma experiência ímpar em minha trajetória profissional. Em julho de 2011 fui convidado para trabalhar na coordenação geral do Departamento de Saúde do município de Mucuri, tendo como missão implantar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Vida”.

Devido ao seu bom desempenho profissional nestas cidades, em 2013 Fabiano foi convidado para exercer seu atual cargo de secretário de Saúde na cidade de Medeiros Neto, onde sua dedicação e seu trabalho exemplar têm se destacado, gerando prêmios e homenagens à sua figura profissional. Na região ele também presta consultorias em Programas de Saúde.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Luiz Philippe Sergio

Ex-aluno do UNIFESO cursa mestrado em Biociências na UERJ

                                                          
O biólogo Luiz Philippe Sergio, graduado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em 2013, foi aprovado para o Mestrado em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Em Biociências há uma vasta gama de disciplinas que me permitem variar da Biologia Molecular à Fisiologia”, justificou Luiz.

Ele conta que, apesar de gostar de atuar em sala de aula, a pesquisa o levou a conquistar novos horizontes, como em congressos e cursos práticos. “Ao longo da graduação estive inserido em monitorias e projetos de iniciação científica junto aos professores Adenilson de Souza da Fonseca, dos cursos de Medicina e Fisioterapia, e da professora Tatiane Militão de Sá, do curso de Ciências Biológicas”, contou. Entre os trabalhos que ele desenvolveu no UNIFESO estão: Efeitos moleculares e celulares do laser vermelho e infravermelho de baixa intensidade (2010); Efeitos Moleculares e Celulares de Lasers Terapêuticos (2011 e 2012); Ensino de Biologia e Educação de Surdos: Guia Prático para professores e interprete de LIBRAS/ Língua Portuguesa na perspectiva inclusiva (2012); e Estudo da indução de lesões no DNA por Lasers terapêuticos de baixa intensidade (2013).

“Esses projetos influenciaram minha escolha para o mestrado e me permitiram, junto aos colegas de laboratório, publicar artigos científicos na área da Fotobiologia em revistas internacionais, como autor ou coautor”, contou o biólogo, que teve pesquisas publicadas em referências da área como a Revista Photochemical & Photobiological Sciences (2013); Journal of Clinical and Experimental Dermatology Research (2012); e Revista Laser Physics Letters.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Raul Pisno

Ex-aluno do UNIFESO cursa mestrado em Entomologia na UFV


 Formado em agosto de 2013, o ex-aluno do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Raul Pisno, foi aprovado para o mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Dentro do programa do mestrado ele já atua no Laboratório de Termitologia da UFV, com ecologia comportamental de Isoptera. “A ideia é estudar as relações de inquilinismo que ocorrem dentro dos termitários (cupinzeiros)”.

O interesse por insetos foi o que motivou o estudante a ingressar na graduação do UNIFESO. “Revelei a minha vontade de estudar insetos ainda no segundo período, quando comecei o trabalho de ‘Levantamento da Entomofauna do Campus Quinta do Paraíso’, com o apoio dos professores Leandro Costa, Paulo Fedulo e Carlos Alfredo Cardoso, coordenador do curso. O objetivo era ter uma ideia dos insetos que residiam no campus, tentar mensurar a abundância e até mesmo a sazonalidade do aparecimento de certas espécies”, contou Raul.