segunda-feira, 24 de março de 2014

Sérgio Dorneles

Geoprocessamento: trabalho de ex-aluno do UNIFESO será apresentado na Califórnia

Recém-formado pelo curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Sérgio Dorneles teve o seu trabalho aprovado para um dos maiores encontros mundiais da área de Tecnologias em Geoprocessamento: o ESRI International User Conference, que vai acontecer de 14 a 18 de julho, em San Diego, Califórnia (EUA). A apresentação será no último dia do evento, na forma de comunicação oral dentro da sessão “Advanced Imagery Dissemination through Web Services”.

A pesquisa intitulada “The Use of Image Analysis to Understand Brazil's Worst Natural Disaster” é resultado do estudo de caso do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sérgio, orientado pelo professor José Roberto Andrade e defendido no fim de 2013, quando se formou. Para Sérgio, que já trabalha há uma década na área de Geoprocessamento, a aceitação do trabalho “é um reconhecimento pelo meu empenho e dedicação. As expectativas são as melhores possíveis e espero adquirir novos conhecimentos com as considerações do público e com as demais apresentações”. Durante sua graduação ele participou do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO, iniciativa que, para ele, fomentou seu desejo de pesquisa e foi de grande valia para o desenvolvimento de sua tese.

Segundo o professor e orientador José Roberto, o trabalho utiliza tecnologia e ferramentas de software para visualização 3D interativa, possibilitando uma análise comparativa de algumas áreas do município nos arredores do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, entre 2010 e 2011. “Na análise foram utilizadas fotografias do satélite Landsat 5 com resolução de 30 metros obtidas antes e depois da tragédia de janeiro de 2011, podendo ser observado o efeito das chuvas sobre o terreno em áreas onde ocorreram deslizamentos e inundações”, completou. Ainda de acordo com o professor, para a visualização 3D interativa foi usado um aplicativo Web desenvolvido pela Environmental Systems Research Institute (ESRI), que permite que os resultados possam ser disponibilizados futuramente num servidor para divulgação na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário